SINDIMOV-MG se reúne para debater desafios do setor
+
Categoria: Slide Principal
dez, 3, 2019

Encontro contou com a participação do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe

A Diretoria Plena do SINDIMOV-MG realizou sua última reunião do ano, dia 30/11, com a participação da equipe do Programa FIEMG Competitiva e de dois convidados especiais: Alessandro Rodrigues, da Achei Móveis de Divinópolis, e Plinio Andrade, da Beleza Rústica Móveis, e presidente da Associação Comercial Industrial de Móveis de Passos (ACIMOV). Na pauta, foram discutidos os desafios do setor, com o objetivo principal de eleger e priorizar ações que possam ajudar as indústrias moveleiras a superá-los e a se fortalecerem. Foram também definidos os responsáveis pelo gerenciamento dessas ações no SINDIMOV-MG.

O encontro contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que falou sobre o momento favorável ao crescimento das empresas e a retomada da economia. Roscoe afirmou que, em sua análise, “o PIB brasileiro será superior a 3%, em 2020, e que somente uma catástrofe poderia impedir esse crescimento”.

O líder industrial lembrou que, “com a queda das taxas de juros, investimentos que não eram atrativos até bem pouco tempo passaram a sê-lo” e alertou para “a necessidade de revisitar os planos de investimento, para que nos preparemos para atender a um aumento de demanda, com maior eficiência”.

Especificamente em relação ao setor moveleiro, Roscoe ressaltou que ele será diretamente impactado pela retomada de crescimento da economia, uma vez que está intimamente ligado ao setor da construção civil, segmento que será alvo de importantes investimentos. Como não poderia deixar de ser, a atuação sindical também foi discutida e Roscoe contou um pouco dos desafios pessoais que enfrentou na posição de líder de entidade e das cobranças por dedicar-se voluntariamente às causas da indústria.

Roscoe ainda frisou que as entidades de classe são um ambiente de trocas rico e propício para o empresário encurtar o caminho nas questões do dia-a-dia das empresas. “Ali você pode descobrir que algo que você faz será um problema lá na frente. Nesse caso você aprende a partir de algo que deu errado com outro e interrompe, ou pode impedir, uma sequência de erro que resultariam em perdas futuras. Por outro lado, você também tem contato com o que o outro faz que está dando certo e aplica, ou adapta, para a realidade da sua empresa. Nos dois casos, o resultado é sempre uma melhora na capacidade de competir.”

Para Iara Abade, presidente do SINDIMOV-MG, as reuniões foram muito produtivas. “Esse é um momento muito importante para a diretoria, pois é um balanço de tudo o que foi feito durante ano e a definição das metas para o próximo. Permite a avaliação dos resultados globais, para a manutenção ou a correção dos rumos, e o estabelecimento de foco no que é preciso fazer para melhor apoiar nossas empresas no curto e médio prazos.”

Com relação à presença do presidente Flávio Roscoe no encontro, Abade afirma que “trouxe um refresco para as cobranças que a diretoria enfrenta, e se faz e, ao mesmo tempo, em que foi uma injeção de ânimo para todos”.

Ainda segundo ela, “a percepção dos cenários compartilhada por alguém que se encontra em uma posição estratégica, como é o caso de um presidente atuante como o nosso, abre os horizontes do empresariado, fortalece o clima de otimismo e confiança, essenciais para a retomada do crescimento nas nossas indústrias. Todos ficaram muito animados com as perspectivas para 2020”, finalizou Abade.

 

Fonte: Site FIEMG

Nenhum comentário
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

COMENTÁRIOS

You must be Logado comente.